BMW K1200, K1300, and K1600 Forum banner

Problema de suspensão ESA

10K views 10 replies 6 participants last post by  botus  
#1 ·
Tenho uma K1200GT '07 com 47.000 milhas no odômetro. Eu realmente gosto de tudo nesta máquina, exceto a suspensão rígida. Recentemente, descobri que a moto deve ser parada para alterar a configuração de conforto, normal, esportiva e o amortecimento de pré-carga para duas pessoas e bagagem. O manual mostra um parafuso de pré-carga para a roda dianteira e traseira, mas não tenho certeza de onde encontrá-los. Qualquer ajuda para tentar suavizar minha suspensão seria muito apreciada.

Obrigado!

#2 ·
Tenho uma K1200GT '07 com 47.000 milhas no odômetro. Eu realmente gosto de tudo nesta máquina, exceto a suspensão rígida. Recentemente, descobri que a moto deve ser parada para alterar a configuração de conforto, normal, esportiva e o amortecimento de pré-carga para duas pessoas e bagagem. O manual mostra um parafuso de pré-carga para a roda dianteira e traseira, mas não tenho certeza de onde encontrá-los. Qualquer ajuda para tentar suavizar minha suspensão seria muito apreciada.

Obrigado!
Olá,
Eu tenho uma '08GT e o que descobri é que as configurações Esporte, Conforto, Normal podem ser alteradas em movimento, mas as configurações de bagagem e piloto só podem ser alteradas quando paradas... Eu acho que se você colocar um piloto, sem bagagem e conforto, é um passeio muito suave para mim. Eu normalmente uso piloto com bagagem e normal quando estou sozinho e a bagagem não está totalmente embalada.

#3 ·
Como Pmw121 disse, você pode alterar o amortecimento Sport, Normal, Comfort a qualquer momento, inclusive durante a condução. Eu o altero dependendo do terreno. A pré-carga do piloto, piloto-com-bagagem e piloto-com-passageiro apenas quando parado, com o motor em funcionamento. Não saia até que o ajuste seja feito.

Não há outros ajustes para a suspensão ESA BMW. Não há como suavizar a configuração além de escolher a pré-carga do piloto com amortecimento de conforto.

Ouvi falar de amortecedores compatíveis com ESA de fornecedores terceirizados, mas fui avisado para não usá-los, pois eram muito macios. Pode haver um em Canoga Park, Califórnia, mas não sei o nome.

Um ótimo recurso sobre a suspensão KGT é a Beemershop de Ted Porter. Ted é muito experiente. Ele pode recomendar suspensões de terceiros e dar a você os benefícios (muito melhores que OEM!) e as compensações.

#4 ·
Obrigado, XMagnaRider! Falei com Ted Porter por telefone e ele sugeriu trocar os dois amortecedores por amortecedores Wilbers de ajuste manual da Alemanha. Ted os configura para os clientes com base no peso corporal, na condução a dois e no peso da bagagem usada durante o passeio. É caro, custa $1400/par, mas vou seguir por este caminho para obter uma viagem melhor. Os motores de ajuste estão mortos na minha primeira edição ESA.

#5 ·
Problema ESA Kgt 2007

Olá a todos, e isso provavelmente já foi muito discutido, mas nada de novo que eu tenha visto. Meu ESA no KGT 07 está preso na posição de pré-carga para dois capacetes. A ida ao revendedor me deixou com pouco mais de $100,00. para tentar uma reinicialização que não teve sucesso. O revendedor ofereceu uma solução de envio de 10 dias e quase $4000,00 para uma nova montagem ESA traseira. Agora eu tenho que dizer, a moto tem 40.000 milhas, nunca caiu....e na verdade nunca nem pegou chuva e o módulo ESA está apresentando falhas?
O amortecedor não está vazando e passou a maior parte de sua vida passando por um piloto e um piloto com configuração de pré-carga de bagagem.
Alguém tem alguma ideia de como rastrear a falha? Tem que haver uma razão para o problema, além de jogar 4 mil no problema que pode ser tão simples quanto um fio quebrado.
Quaisquer sugestões são bem-vindas.
...eu sei, eu sei....wilbers etc.......eu não quero ir por esse caminho. Eu comprei este foguete pelos brindes que vieram com ele e quero mantê-lo do jeito que veio.

Obrigado..

kbikeinbc
07 Kgt

#6 ·
Quando o meu amortecedor traseiro ESA 08 GT parou de ajustar, fui ao Ebay e comprei um usado por $250 e instalei-o eu mesmo. Funciona muito bem agora.

Observe que você pode querer conectar uma ferramenta de diagnóstico como um GS911 à sua moto e ver se algum código de erro está armazenado. O meu não mostrou nenhum amortecedor ESA conectado, talvez sugerindo que um conector estava solto ou um fio quebrado. Eu tinha lido que um fio quebrado no amortecedor DIANTEIRO ESA pode gerar um erro que impede que um amortecedor TRASEIRO funcione. No meu caso, houve uma quebra no fio de controle do amortecedor DIANTEIRO. A BMW ainda vende uma peça de reposição de fio para esse problema. Não funcionou para mim, então fui com um amortecedor TRASEIRO usado e isso funcionou.....

Além disso, o GS911 tem uma função para recalibrar os amortecedores, mas isso não funcionará se ele não puder detectar a existência de um amortecedor... obviamente.

A instalação do amortecedor TRASEIRO dá um pouco de trabalho, mas eu fiz e não sou nenhum gênio...

#7 ·
Obrigado pela informação. O erro do revendedor indica uma falha no sistema esa. Consequentemente, não há como limpá-lo ou ignorar o código. Essa é a coisa real que me irrita. O amortecedor está funcionando bem. O computador (ou cérebro esa) de alguma forma acredita que há um problema. Que ele não identificará para o equipamento de diagnóstico da BMW. Considerando que a unidade estava funcionando corretamente durante toda a sua vida útil com uso e desgaste mínimos, parece-me que um limitador ou gatilho dentro do esa está causando o problema. A resposta da BMW para substituir toda a unidade é, na melhor das hipóteses, risível e quase irresponsável da parte deles. É como jogar fora um conjunto inteiro de roda e pneu porque você tem um pneu furado. Ridículo na minha opinião. Então, talvez eu tenha que ir pela rota do Ebay para localizar um conjunto usado. Eu olhei para essa opção e acho que você está certo, é um pouco de trabalho, mas quase plug and play. E eu tenho tempo e ferramentas. Mas....se alguém tiver alguma sugestão sobre reinicializações esa ou soluções alternativas para liberar o erro....estou todo ouvidos.

#8 ·
A única dica de reinicialização que ouvi foi aplicar 12 volts de corrente contínua ao conector "apropriado" para "chocar" o ESA e mover a pré-carga.

Talvez alguma pesquisa no Google possa revelar essa informação e ajudar a encontrar um diagrama de fiação para mostrar qual fio faz o quê. 12 volts em uma direção para aumentar a pré-carga e outra para diminuí-la.

Eu encontrei estes:

ESA shocks stuck in a preload setting - BMWSportTouring Forums

https://forum.hexcode.co.za/forum/index.php?topic=658.0

https://www.k1600forum.com/forum/bm...1600-suspension-setup-tires-wheels/101977-failed-rear-esa-unit-help-please.html

et cetera!

#9 ·
Ouvi falar sobre a correção do conector "apropriado". Estou disposto a tentar, mas sem ideia do que é esse conector "apropriado"... bem, você pode adivinhar o resto.
Tenho pesquisado muito sobre isso e o mais interessante é a postagem que você forneceu, que era de um cara com uma 1600gt com problemas semelhantes. Parece-me que o problema não é novo e que uma solução deveria ter sido abordada pela BMW há muito tempo.
Em qualquer caso, vou tentar remover as capas da fiação para determinar se os caras da fábrica amarraram alguma coisa muito apertada com abraçadeiras, o que pode estar causando a falha. Tive isso nos freios dianteiros quando a moto era nova e deixou o revendedor louco tentando descobrir por que a luz de advertência do freio estava acendendo. Eles acabaram substituindo toda a fiação dos freios dianteiros. Resolveu o problema. Só depois que eles tiraram os fios antigos é que encontraram o fio problemático crimpado.
Então, vou começar por aí e ver se consigo identificar algo óbvio. Então, talvez, se alguém mais puder opinar sobre o conector "apropriado" para tentar ativar o ESA contornando.
......e outra coisa. Pelo que pesquisei no Google, parece haver alguns conjuntos de amortecedores diferentes para as motos k 2996 2007 e 2008. No entanto, as peças dos revendedores dizem apenas uma versão para a K1200. Então, um pouco de problema lá também.
Tenho o número da peça 335 37711 075 como correto. Pelo menos é o que o revendedor pediria. Mas se estiver errado, é por conta dele, não minha.
Se eu conseguir localizar um usado... quero ter certeza de que será compatível e que a parte esa funciona. Então, outra aposta.
......então a história continuará...obrigado pela sua ajuda...muito apreciado.

Kbikeinbc

#10 ·
Considero os amortecedores um item de desgaste/manutenção, com vida útil limitada. ESA como opção nunca foi destinada a ser barata, e não consigo acreditar que muitas pessoas pagariam à BMW cerca de US$ 3 mil por um novo.